Bom, continuando o assunto sobre detox da semana passada (se não viu, clique aqui), mais uma perguntinha pra a nossa nutricionista mais linda Iria Amorim, pra quem ainda ficou com dúvidas sobre a forma certa de usá-lo e umas receitinhas pra tornar nossa rotina mais leve!
BC – Algumas mulheres, usam o detox como uma dieta, eliminando álcool, cafeína, alimentos processados e vivendo de uma mistura de legumes e frutas. Isso é saudável?
IA- A dieta detox é por diversas vezes confundida com simplesmente uma dieta saudável, mas ela consiste em excluir alimentos industrializados e com alto potencial alergênico, ou seja, laticínios, leite de soja trigo (glúten), açúcares, álcool, adoçantes, conservantes e até mesmo o famoso cafezinho e aposta em alimentos naturais. Portanto, uma dieta detox deve conter: frutas, vegetais e legumes (preferencialmente orgânicos), oleaginosas como castanhas, carnes magras, cereais como arroz integral e quinua, leguminosas como feijão e grão de bico e as sementes como linhaça, chia, girassol.. Além de bastante água pra garantir uma excelente hidratação. E para que as refeições sejam saborosas, devemos abusar dos temperos naturais: alho, cebola, alecrim, manjericão, curry e ervas frescas.
No entanto, como foi dito anteriormente, a dieta detox não deve se estender além de uma semana devido as consequências negativas que essas restrições podem trazer.
Portanto, abusou do álcool no fim de semana? Não resistiu aos doces? Se empanturrou de salgadinhos e fast food?! A detox é uma boa alternativa para amenizar as consequências desse consumo, mas não deve ser adotada como um estilo de vida!
Escolher cada item cuidadosamente e seguir todas as recomendações na hora de preparar o suco não basta. Para que a bebida realmente possa agir no seu organismo, saiba como e quando consumi-la:
Depois de batido, evite coar para preservar o máximo de fibras. Mas, atenção: portadores de uma doença que causa inflamação na região do intestino (a diverticulite) não devem optar por receitas que utilizem as sementes das frutas. Isso pode agravar o quadro.
• Beba imediatamente após o preparo. Caso contrário, o contato com o ar ou com a temperatura fria na geladeira favorecerá a perda de propriedades com o passar do tempo.
• Experimente antes de adoçar. Muitos sucos dispensam o uso de açúcar e adoçantes.
• Para garantir a distribuição equilibrada de nutrientes ao longo do seu dia, o ideal é que eles sejam ingeridos no café da manhã ou entre as principais refeições.
Receita:
2 fatias de abacaxi
mel
suco de 1 limão
10 folhinhas de hortelã
2 folhas de couve manteiga
½ copo de água gelada
gelo
Bata todos os ingredientes no liquidificador; adoce a gosto
Gostaram?! Envie-nos suas dúvidas: contato@benditacuca.com.br
- Como perdoar e ter mais amor-próprio? - setembro 25, 2019
- 15 frases marcantes de 500 Dias Sem Você sobre amor-próprio - setembro 25, 2019
- Quero superar, mas não consigo. - setembro 18, 2019
- Compre meus livros AQUI! - setembro 9, 2019
- Manual do Borogodó: e-book solidário! - agosto 19, 2019
- 500 Dias Sem Você; tudo que você precisa saber sobre amor próprio - julho 13, 2019
- 5 BOAS RAZÕES para você ler 500 Dias Sem Você - julho 12, 2019
- 5 lições sobre AMOR PRÓPRIO em 500 Dias Sem Você - abril 2, 2019
- O que 500 Dias Sem Você pode te ensinar de acordo com seu SIGNO - abril 1, 2019
- 500 Dias Sem Você – LEIA URGENTE! - março 28, 2019