Os segredos do detox! II

20130614-091955.jpg

Bom, continuando o assunto sobre detox da semana passada (se não viu, clique aqui), mais uma perguntinha pra a nossa nutricionista mais linda Iria Amorim, pra quem ainda ficou com dúvidas sobre a forma certa de usá-lo e umas receitinhas pra tornar nossa rotina mais leve!

BC – Algumas mulheres, usam o detox como uma dieta, eliminando álcool, cafeína, alimentos processados e vivendo de uma mistura de legumes e frutas. Isso é saudável?
IA- A dieta detox é por diversas vezes confundida com simplesmente uma dieta saudável, mas ela consiste em excluir alimentos industrializados e com alto potencial alergênico, ou seja, laticínios, leite de soja trigo (glúten), açúcares, álcool, adoçantes, conservantes e até mesmo o famoso cafezinho e aposta em alimentos naturais. Portanto, uma dieta detox deve conter: frutas, vegetais e legumes (preferencialmente orgânicos), oleaginosas como castanhas, carnes magras, cereais como arroz integral e quinua, leguminosas como feijão e grão de bico e as sementes como linhaça, chia, girassol.. Além de bastante água pra garantir uma excelente hidratação. E para que as refeições sejam saborosas, devemos abusar dos temperos naturais: alho, cebola, alecrim, manjericão, curry e ervas frescas.
No entanto, como foi dito anteriormente, a dieta detox não deve se estender além de uma semana devido as consequências negativas que essas restrições podem trazer.
Portanto, abusou do álcool no fim de semana? Não resistiu aos doces? Se empanturrou de salgadinhos e fast food?! A detox é uma boa alternativa para amenizar as consequências desse consumo, mas não deve ser adotada como um estilo de vida!

20130614-090809.jpg

20130614-090857.jpg

Escolher cada item cuidadosamente e seguir todas as recomendações na hora de preparar o suco não basta. Para que a bebida realmente possa agir no seu organismo, saiba como e quando consumi-la:

Depois de batido, evite coar para preservar o máximo de fibras. Mas, atenção: portadores de uma doença que causa inflamação na região do intestino (a diverticulite) não devem optar por receitas que utilizem as sementes das frutas. Isso pode agravar o quadro.

• Beba imediatamente após o preparo. Caso contrário, o contato com o ar ou com a temperatura fria na geladeira favorecerá a perda de propriedades com o passar do tempo.

• Experimente antes de adoçar. Muitos sucos dispensam o uso de açúcar e adoçantes.

• Para garantir a distribuição equilibrada de nutrientes ao longo do seu dia, o ideal é que eles sejam ingeridos no café da manhã ou entre as principais refeições.

Receita:
2 fatias de abacaxi
mel
suco de 1 limão
10 folhinhas de hortelã
2 folhas de couve manteiga
½ copo de água gelada
gelo
Bata todos os ingredientes no liquidificador; adoce a gosto

Gostaram?! Envie-nos suas dúvidas: contato@benditacuca.com.br

About Samantha

Editora de conteúdo e redatora do Bendita Cuca!, e colunista para o Isabela Freitas e Superela. E Youtuber nas horas vagas. Sobrevivente da agonizante liberdade de pensar demais. Acredita que todo mundo merece um grande amor para chamar de próprio e escreve para se livrar da loucura completa.
sahsilvany

About Samantha

Editora de conteúdo e redatora do Bendita Cuca!, e colunista para o Isabela Freitas e Superela. E Youtuber nas horas vagas. Sobrevivente da agonizante liberdade de pensar demais. Acredita que todo mundo merece um grande amor para chamar de próprio e escreve para se livrar da loucura completa.

O que achou? Vamos trocar uma ideia! Sua opinião é muito importante pra nós. <3