Quem nunca desejou desesperadamente que seu cabelo crescesse até chegar aos pés? Eu, sinceramente, acho que meu cabelo não cresce! Sério. O de todo mundo cresce, menos o meu. Tudo bem, eu corto de 3 em 3 meses, mas isso é crime?
Sempre que eu vejo aquela amiga com o cabelo enorme, brilhoso, sedoso, pergunto o que ela está fazendo. Milagre? Macumba? Promessa? Ou aplique? Bom, nessa hora eu ouço as mais inusitadas receitas e técnicas que parecem funcionar.
É obvio que pra cada tipo de cabelo, uma solução. Então, se seu caso vai além dos maus cuidados, da química excessiva e das pontas duplas, procure um profissional para te orientar a tomar medicamentos que reponham as vitaminas e minerais necessárias para o crescimento do cabelo!
Enquanto isso, vamos a algumas receitinhas caseiras que não fazem mal nenhum, aliás, podem ajudar e muito na recuperação e estimular o crescimento dos fios.
Receita 1: Jojoba e babosa
1 colher de óleo de jojoba;
60 ml de gel de babosa;
15 gotas de óleo essencial de alecrim;
10 gotas de óleo essencial de cedro das atlas (cedrus atlântica).
Modo de preparo:
Misture muito bem todos os ingredientes e passe no couro cabeludo na noite anterior à lavagem do cabelo, fazendo uma suave massagem. Guarde o que sobrar em local fresco, em um recipiente de vidro escuro.
Receita 2: Bardana
6 colheres de sopa de raiz de bardana, pode substituir por óleo de bardana industrializado.
1 garrafa escura
100 ml de óleo de sésamo
Modo de preparo:
Corte a raiz de bardana em fatias muito finas, coloque-as dentro da garrafa escura com o óleo de sésamo e deixe durante 3 semanas ao sol, agitando diariamente. Coe a raiz e utilize o óleo para massagear o couro cabeludo diariamente.
Receita 3: Suco de alface (essa é pra beber)
500 g de folhas de alface verde-escuro
2 copos de água
Modo de preparo:
Para preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta bater os ingredientes no liquidificador e o suco está pronto para ser bebido. Apesar da facilidade no preparo é preciso alguns cuidados na hora de selecionar as folhas de alface, para garantir a qualidade do suco prefira as folhas frescas, firmes, pesadas e que tenham a cor verde-escuro.
O alface proporciona o crescimento do cabelo mais do que qualquer tratamento do couro cabeludo ou corte, isso por que envia nutrientes vitais diretamente para as raízes dos cabelos.
O gosto do suco pode ficar um pouco forte e amargo se não for diluído, se preferir misture o suco de alface com suco de outras frutas, e beba a vontade.
Receita 4: Óleo de Rícino ou óleo de mamona
O óleo de mamona é um dos melhores tratamentos para o crescimento dos cabelos, e também pode ser usado na sobrancelha para estimular o nascimento de fios. Por ser muito gorduroso, uma das melhores maneiras de utilizá-lo é aplicando uma pequena quantidade no condicionador, ou em uma máscara.
Outra forma de aplicação, é fazer uma massagem com o óleo no couro cabeludo durante a noite e deixá-lo agir enquanto você dorme, o cheirinho não é muito agradável, mas os resultados são excelentes, além de contribuir no combate a calvície e a queda de cabelo.
Receita 5: Vinagre de maça
O vinagre ajuda a restaurar o PH original dos cabelos e ainda sela as cutículas, deixando os fios com muito brilho, mais fortes e menos propensos a quebrar, além de esfoliar o couro cabeludo, retirando resíduos de produtos e limpando os folículos que obstruem os poros.
Modo de preparo:
Misture 1 copo americano de vinagre e 2 copos americanos de água e use esta mistura como um enxaguamento final.
Claro que por mais que você siga as receitas à risca ou até mesmo tome um remédio prescrito por um médico, tem certos cuidados em casa que você deve ter, que não lhe custam nada e são essenciais, a base de todo tratamento:
1. Comer mais alimentos fonte de proteínas, como ovo, peixes e carnes brancas ou vermelhas;
2. Comer mais alimentos ricos em vitamina A, C, ferro e zinco, como suco de laranja, limonada, cenoura e abóbora;
3.Fazer uma pequena massagem em todo o couro cabeludo, diariamente;
Deixe seu couro cabeludo respirar, evite bonés, chapéu e prender o cabelo;
4. Lavar corretamente o cabelo, removendo completamente o shampoo e o condicionar;
5. Não dormir com os cabelos molhados, nem prendê-los ainda úmidos, pois hábitos como estes favorecem a queda do cabelo e deixam a matriz capilar sobrecarregada comprometendo o crescimento dos fios;
6. Deixar de fumar e fazer uma dieta desintoxicante, para eliminar todas as impurezas do organismo e, assim, melhorar o funcionamento de cada célula e melhorar o crescimento do cabelo.
A miha dica é: NÃO CORTE! 😉
Adorei o post, Sá! Vou tentar fazer alguma 🙂