À pedidos, obviamente, a revanche! Calma, não estamos em guerra, mas acontece que meu texto “As 10 maiores mentiras contadas por elas” gerou muita repercussão, algumas indignações, outras afirmações e o encarecido pedido de expor o lado deles também. Confesso que foi um tanto quanto difícil, por incrível que pareça, citar quais eram as mentiras mais importantes. Até porque, na verdade, todo mundo tem histórias de mentiras colossais e das mais complexas na ponta da língua que viveu ou ouviu de alguém, mas aqui não é o Casos De Família e eu não tenho a serenidade da Regina Volpato e também não estou interessada na baixaria da Christina Rocha. Ou seja, foi preciso uma árdua pesquisa de campo, boas doses de vodka e uma reza forte pra que eu pudesse finalizar o texto e, ainda assim, consiga meu futuro marido. Agora, o que me deixou realmente impressionada foi a desculpa que todos os homens usaram “Mas eu não gosto muito de mentir.” Já poderia começar como sendo a primeira, não é? Mas, não vamos nos apegar a esses pequenos detalhes ou, melhor dizer, expressões de caráter falho e seguir sem mais delongas:

1)    “Eu não gosto de farra, mas ainda não encontrei a pessoa certa para namorar.”

20131211-170240.jpg

Clássica! Nessas horas, faça a primeira pergunta a si mesma: esse infeliz sequer está tentando? Sinceramente, ele não espera encontrar uma esposa no cabaré, espera? Então, se é o que ele faz, se todo final de semana está em farra, se vive viajando, se a cada balada está com uma mulher diferente ao lado, não é que ele esteja procurando realmente a “certa” é porque ele é um tremendo de um cafajeste que não quer nada com ninguém! E homens são gênios do mal diabolicamente treinados a resistir a seus sentimentos, portanto, mesmo que ele realmente esteja se envolvendo com você, se simplesmente não quiser namorar, vai dar um jeito de te tirar da cabeça. É simples. Não existe essa pessoa certa, porque não existe essa procura, então, várias boas pessoas de verdade passaram por ele sem que sequer tenha notado. O que existe são duas pessoas que quando dispostas e com vontade no mesmo período, se unem. Amor é quase matemática!

 

2)     “Não sou menino para sair contando as coisas para os outros.”

20131211-170247.jpg

Eu vou contar uma verdade pra vocês: mulheres, em sua maioria, só não ficam com absolutamente todo mundo porque tem medo de serem mal faladas. Honestamente, não consigo entender um homem que dá com a língua entre os dentes. Meu povo, usem a cabeça de cima! Vocês realmente acham que ninguém vai contar? E você acha que seu melhor amigo não tem um melhor amigo? Acredita, bobo. Pior ainda é a mulher que cai nessa! Se, de fato, a fofoca é inevitável é melhor que não façam nada que se arrependeriam de ouvirem falando depois. Lembrem do caso da Fran. Porque esse papo de bom moço, de rapaz maduro e sério é mais falso que lágrimas de crocodilo.

 

3)    “Eu não estou falando isso só para dormir com você, realmente achei que estávamos nesse nível.”

20131211-170319.jpg

Francamente, não há quem resista a uma frase dessas. Ela tem o dom de mudar vidas. Para pior, claro, porque a trouxa sempre acredita nessa de homem apaixonado. Sem falar que a palavra “nível” se usada no momento certo, pode desarmar guerras. Só em ouvi-la, ela já se questiona que nível ele pensa que estão, se deve acreditar nisso, se esse nível é acima do que ela espera e por fim, decide que sim, quer mais que tudo que estejam nesse nível, mesmo que seja o conhecido Nível Fossa e ela ainda não saiba. Depois da lua de mel, ele desaparece sem dar pistas e você fica chorando de calcinha na cama agarrada ao travesseiro. Viver é bom! A questão é eles sempre levam para o lado sentimental, aquele lado que aprenderam nos filmes, para convencê-la de que é o momento certo só porque ele quer.

 

4)    “Tem umas coisas acontecendo e eu prefiro ficar quieto no meu canto.”

20131211-170258.jpg

Já dizia o filósofo “Não tenho culpa de comer quietinho, no meu cantinho boto pra quebrar.” Se ele combinou e furou ou está, simplesmente, te evitando com essa história de transtornos, morte do papagaio da sobrinha e sabe lá mais deus o quê, ele não está tão afim de você. Simples. Entenda que isso quer dizer, obviamente, que ele tem outra a quem se dedicar. Nunca conheci um homem que ficasse sozinho no canto dele sem estar com alguém. Sério! Isso é meio que uma forma de dizer que não quer te ver hoje, não quer mais sair com você ou não quer te levar à sério. Uma clássica jogada para inversão de papéis ou, sei lá, te fazer sentir pena. Nessas horas, aquele sábio conselho: finja que acredita e parta pra outra. Ah, se fosse fácil assim, não é? Geralmente, são nesses casos que elas enlouquecem. Querem a todo custo tê-lo de volta, chamar a atenção dele; surgem os mais indecentes convites até os mais melancólicos pedidos.

 

5)    “O problema é que eu não consigo me ver com alguém que meus amigos não gostam.”

20131211-170340.jpg

Você vai ficar com quem: com ele ou com os amigos dele? Sabe aquele ditado “Quem quer dar um jeito”? Então, não tem pra amizade, não tem pra mãe implicante, não tem pra melhor amiga ciumenta, não tem pra cara de abuso, não tem para antipatia em pessoa, quando o cara quer estar com você, vai estar, independente de quaisquer pessoas que queiram se envolver ou do sorriso que você não esbanja aos quatro ventos. Na verdade, essa desculpa é do tipo que te põe na “geladeira” para quando ele a quiser de volta, afinal, o problema não é ele, o problema sequer é você, são apenas os amigos dele que não foram com a sua cara e ele, simplesmente, se sente mal por isso. Quando ouvir algo desse tipo, já saiba com quem está lidando e pense se vale a pena se envolver, de antemão adianto: murro em ponta de faca.

 

6)    “Eu gosto de você, mas não posso terminar com ela agora.”

20131211-170326.jpg

Sério? Sério mesmo? O que impediria duas pessoas que se gostam de ficarem juntas? São incontáveis os casos de relacionamentos que terminam e o cara não só continua, como engravida e casa com a Outra. Não que eu esteja defendendo essa prática em qualquer hipótese ou que alguém sequer valha a pena essa tentativa. Sou totalmente contra. Mas a questão é que ninguém que gosta de alguém de verdade se privaria de dar continuidade aquele relacionamento por causa de outra pessoa. Pessoas são egoístas, tanto é que ele só pensa no próprio umbigo e quer manter as duas à sua disposição. Por que ter que escolher uma se a outra sabe que ele tem namorado e, ainda assim, está com ele? Ele, simplesmente, não vai trocar o certo pelo duvidoso, o namoro de anos por uma suposta aventura, tampouco se for casado, aí é que não vai mesmo! Claro que nunca vai te dizer isso, não dessa forma. Mas vai te dizer coisas desse tipo e te dar essa pista de que ele não vai terminar com ela para ficar com você para se sentir menos culpado por te iludir. Fato.

 

7)    “Você é uma pessoa maravilhosa, o problema é comigo.”

20131211-170346.jpg

Obvio que o problema é com ele, afinal, você é mesmo uma pessoa maravilhosa e sabe que não fez nada de errado, ele que não está afim de se envolver, certo? Tudo bem, até o dia em que você vê o infeliz com outra, namorando, pouco depois de terminar contigo! Agora teu mundo desaba, tua autoconfiança vai pro brejo e termina em um convento se lamentando por não ser amada. Eis que nasce mais uma traumatizada. Mas, na verdade, essa é só uma agradável forma de dizer que quer terminar, mesmo que não tenha sequer um motivo para isso, além do fato de que ele quer. Certas coisas é melhor se conformar, aceitar e nem perguntar o porquê.

 

8)    “Claro que você pode sair com suas amigas para beber!”

20131211-170352.jpg

Salve exceções daqueles que são tranqüilos o suficiente pra nem se indagarem se você está viva ou dançando em uma boate seminua, a maioria dos homens passa a noite em que você saiu com suas amigas se perguntando o que diabos você está fazendo e com quem. O problema nisso é quando eles querem dar o troco e resolvem sair no mesmo dia. O outro lado da moeda sempre é pior, né? Todo mundo fala sobre liberdade, mas se pudessem guardariam seus amados em potinhos de vidro ao lado da cama.

 

9)    “Só vai ter homem, você não vai gostar de ir.”

20131211-170331.jpg

S-e-i.

 

10) “Eu só espero que você não se arrependa de sua decisão.”

20131211-170358.jpg

E pra vocês que pensam que homens e mulheres reagem tão diferentes assim quando levam um “pé na bunda”, aí que se enganam. Da mesma forma que ela torce, reza, pendura o Santo Antônio, faz vudu e vasculha a vida dele, ele também, lá no fundo, onde ninguém sabe nem que existe, pede a Deus baixinho todas as noites que esse seja o maior arrependimento da vida dela e que volte rastejando. O bom é pensar que sempre que ele vier com esse papo é porque, sinceramente, ainda tem sentimentos por ti, só é orgulhoso demais para admitir, então, de certa forma, isso é bom, certo? É, talvez não. Façamos figa e oremos para que essa macumba dele vá pra longe!

 

Quando postos à prova, homens não são tão diferentes das mulheres, pra falar a verdade. Principalmente, daquelas que mais são choronas, dramáticas e chatinhas. O problema é que até que ele se entregue e chegue a esse estágio, a dita cuja já pode estar casada e com dois filhos de outro! A vida segue, a verdade é essa. Pessoas não podem ficar anos esperando umas pelas outras. Na teoria,claro. Umas mentirinhas aqui e outras acolá sobre coisas do dia-dia, como: a admissão da nova secretaria e o tamanho da saia dela, que tarde da noite no bar chegou, totalmente por acaso, várias amigas de amigos seus ou que você não acha que ela se encaixe exatamente no seu perfil, não são tão problemáticas. Engraçado seria ver ele se explicar se pegue no flagra em alguma situação incriminadora. Nesse caso, não tem jeito, vai ser culpado. Eu prefiro partir da teoria que homens são lobos em peles de cordeiros e duvidar de sua boa e inocente vontade. Procurar ler as entrelinhas das frases ou mesmo de quem não fala nada, também é uma boa forma de evitar estresse.

Na vida, a gente tem que procurar quem nos proporcione paz; algo que está diretamente ligado à confiança, à proteção. Não consigo nem imaginar quão angustiante deve ser conviver com alguém duvidando de todas suas palavras. E uma coisa é certa: ninguém é cem por cento confiável e tampouco cem por cento sincero. Às vezes, as pessoas não mentem somente para se protegerem, mas para protegerem quem gostam, ainda que, essa forma de proteção possa não ser bem vista por outros olhos. A questão é que para se estar com alguém você terá que, eventualmente, “engolir alguns sapos”. Não estou dizendo que deva aceitar ou sequer ser conivente com algo que te magoou porque senão, já sabe, não é? Acostuma mal e depois pra mudar essa situação vai ser bem difícil. Mas, sinceramente, às vezes, não vale a pena procurar do que duvidar. Não vale a pena vasculhar até encontrar motivos, não vale a pena perguntar demais, não vale a pena perder seu sono por ciúmes. A primeira coisa que você tem que pensar é que é impossível saber absolutamente tudo sobre alguém e ainda mais difícil conhecê-la por completo, inclusive porque, elas vão mudar. Lei da vida; é como chegar muito perto de obter a resposta e alguém mudar a pergunta. Então, nessas horas, você vai ter que aprender a confiar, vai ter que aprender a não pensar demais sobre isso e vai ter que aprender que essa vida é curta demais para perder tanto tempo com tantas inseguranças.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *