Como reaproveitar pallets na decoração

Faça você mesma, ajude o meio ambiente e economize aquele dinheirinho!

A sustentabilidade está cada vez mais presente e com ela nos traz soluções que ajudam o meio ambiente. Essa pegada sustentável no design está cada vez mais inserida e se encaixa muito bem em diversos ambientes. Quando se trata da reutilização de materiais que iriam diretamente para o lixo, os Pallets são uns dos que estão em alta para confecção de moveis.

O que é um Pallet?
Os Pallets são estrados de madeira, plástico ou metal que são utilizados para o transporte de diversas mercadorias através de máquinas empilhadeiras, eles servem como uma base para o transporte das mesmas.

Por que é interessante reutilizar os Pallets?
Primeiramente seu baixo custo e facilidade de adaptação para a decoração são os aspectos que mais me chamam a atenção. Você irá contribuir com o meio ambiente embelezando seu cantinho.

Qual dos tipos devo usar?
Dentre as opções existentes, os de madeira são os que mais me chamam a atenção, porém existem cuidados que devemos tomar:
1- Saiba qual foi o material transportado nele, se for algum produto nocivo à saúde, vá atrás de outro;
2- Por ser madeira é necessário um tratamento específico, geralmente a utilizada nos pallets são eucalipto ou pinus, assim, é necessário primeiramente que lixe para tirar todas aquelas pontas da madeira que podem machucar e depois aplicar um impermeabilizante (ecologicamente correto, sem produtos tóxicos), pois sem ele a madeira pode absorver umidade, envergar e até apodrecer, então se atente a esse detalhe.

Com um pouco de imaginação, inspiração e tinta é possível modificá-los e criar um novo móvel para sua casa. Eles são tão versáteis que nos permitem aplica-los em diversos ambientes, com diversas utilidades. Veja abaixo alguns exemplos lindos!

Sala de Estar

Como podemos ver na imagem acima, os pallets foram usados para criação de um Sofá. E como determino a quantidade de pallets e a altura que irei atingir? A quantidade no comprimento deve ser pensada de acordo com o tamanho do ambiente da sua casa, porém um tamanho que fica interessante é igual ao da imagem, utilizando dois pallets (um ao lado do outro). Para a altura já acho algo muito pessoal, você pode optar por tê-lo baixo utilizando apenas um pallet, ou tê-lo mais alto utilizando dois (lembra-se que a almofada Futon que será utilizada em cima também tem uma altura considerável).

Suítes

Para criação de camas podemos ver que foram seguidos os mesmos princípios dos sofás, a diferença que deve ser destacada é o tamanho de seu colchão. Existem tamanhos padrões e tamanhos especiais, então meça seu colchão e a partir de então será escolhida a quantidade de pallets.

Abaixo seguem outros exemplos para inspirá-los. Aproveitem, soltem a imaginação, criem e se divirtam! Qualquer dúvida comente no insta da nossa Arquiteta Ana Cecília Echebarra que ela responde tudo para vocês @echebarrarquitetura

About Samantha

Editora de conteúdo e redatora do Bendita Cuca!, e colunista para o Isabela Freitas e Superela. E Youtuber nas horas vagas. Sobrevivente da agonizante liberdade de pensar demais. Acredita que todo mundo merece um grande amor para chamar de próprio e escreve para se livrar da loucura completa.

O que achou? Vamos trocar uma ideia! Sua opinião é muito importante pra nós. <3