20130516-115219.jpg

Passei dias pesquisando e testando a forma certa de fazer o nózinho na blusa ou vestido, por que a maioria dos tutoriais e sites que ensinam a fazer são fakes. Ou seja, aquela desgraçada pessoa que postou dizendo que era super fácil e que você podia fazer até com o pano de prato da sua casa, nunca fez!! E depois de 2 blusas e 1 vestido perdidos, você decide criar sua própria técnica e dá certo! Viva la art!

Bom, primeiro, me desculpem por não ter uma foto decente pra lhes mostrar. Duas coisas que eu não tenho tido ultimamente: tempo e fotógrafo. Principalmente, tempo! E ainda assim, me desdobro em plena 00h pra criar algo a ser postado. Não tá fácil!

Em segundo lugar, como eu disse acima, não acreditem em toda “mágica” de customização que tem por aí. Mas acreditem em mim! Tudo que eu posto, eu faço e eu uso!

Eu queria mesmo ter feito um vestido com nózinho, mas precisaria ter tecido suficiente, o que implicaria em procurar, comprar, costurar, etc e tal. Então, quando eu estiver mais livre, prometo que faço isso! Para compor o look e dar uma idéia de como seria um vestido, usei uma saia bandagem preta.

Vamos usar uma peça que não dê trabalho a ninguém, que você pode ter no seu guarda-roupa ou pode comprar em lojas de departamento: uma blusa (minha preferência foi preta) de algodão e elastano, daquelas mais compridinhas.

A parte complicada é de explicar como se faz o nó e não sei se consegui ilustrar direito.
20130516-114350.jpg

Passos:
1) Coloque a blusa esticada em uma superfície plana, lembre-se de ja tê-la vestido e marcado aonde vai começar o corte. Nem mostrando o sutiã e nem mostrando o umbigo, pelo amor de deus!
2) Depois de demarcado eu usei um pegador, notem, eu mereço, o que vocês, astutamente devem ter feito com um giz ou lápis branco (no caso do preto) ou então um risco clarinho de lápis comum, enfim. Marquem! Só depois cortem. O corte tem que ser quase um triângulo, sendo mais arredondado, como mostra a figura.
3) Pegue a ponta do lado esquerdo da parte de baixo e torça, de modo que, as pontas que estavam do lado esquerdo fiquem do lado direito e as pontas que estavam do lado direito fiquem do lado esquerdo. Complicado? Calma, depois piora!
4) Abra a parte de baixo, ainda torcida, coloque a mão por dentro, até sair em um dos buracos que você cortou, agarre o restante da blusa e puxe para dentro da parte de baixo pelo outro buraco que você cortou. Agora complicou, né? Resumindo: você tem que deixar a parte debaixo ao avesso!
5) Repita o mesmo procedimento. Se você tiver feito certo, ela vai ficar normal e com o nó no meio. Se você tiver feito errado, ela vai desfazer o nó, ou seja, faça de novo. Detalhe que essa foi a minha técnica, você pode criar sua forma de dar o nó.
6) Está quase pronta! Observe como o nó deve ficar e mesmo que pareça estranho, quando vestir, vai ver que deu certo!
7) Sabe aquelas tachinhas que pus na calça preta? Bom, aqui estão elas de novo! “Aloka” das tachinhas!
8) Como já disse, não é mágica! Você vai precisar dar um pontinho de costura no nó pra que ele fique reto e não estrague a peça durante a lavagem. O mesmo se aplica a área que você cortou nas costelas; é preciso fazer uma barrinha. Esses são os detalhes que fazem toda a diferença.

20130516-115136.jpg

20130516-115609.jpg

Se, por acaso, você vir algo sobre “fazer com a camisa do namorado” ou em uma blusa grande, lembre-se: vai ficar folgado na cintura! Um simples nó não aperta! Você vai precisar ajusta-la na cintura e depois, aí sim, poderá fazer o nó.

Basicamente, é isso! Espero ter inspirado vocês a modificar aquele vestido velho e sem graça ou aquela blusa básica que não serve pra sair, enfim. Tudo se transforma. 🙂

Antes arte do que tarde!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *