A verdade sobre os recomeços.

tumblr_lolxokUJm81qfu5rlo1_500

Eu sou a favor dos recomeços, mas o problema é que é impossível se começar do zero outra vez. Não temos como esquecer nossas inseguranças, nossos medos e as coisas que nos magoaram. A gente até perdoa, mas esquecer é bem mais complicado. Não que a confiança não possa ser restabelecida, porque pode, mas acontece que esse processo é longo e doloroso, e não acontece assim que decidimos dar uma nova chance. Às vezes, o tempo que determinamos pra nós mesmos como o início é, na verdade, também parte do processo. E só depois que nos pusermos à prova (várias vezes) é que estamos, de fato, prontos para seguir em frente com alguém.

Ou seja, mudanças, quando ocorrem, dependem mais da sua estabilidade emocional, do seu próprio esforço contínuo do que da sua decisão. Decidir mudar ou recomeçar é a parte mais fácil, acredite. Muitas vezes, nós achamos que por não fazermos nada de errado temos que ser recompensados com o “dar certo” de uma história. Mas não tem receita de bolo. Essa equação quase sempre falha, então por mais que você se empenhe pra conquistá-lo, ainda assim, tem que ter consciência de que não pode controlar as vontades dele e, principalmente, a interpretação dele sobre suas atitudes. Mesmo a boa intenção tem mais de um ponto de vista. Logo, ele pode simplesmente não se apegar, não se envolver.

No entanto, não existe nada pior do que a dúvida pertinente da tentativa. Se você acredita, o mínimo que seja, que essa relação pode ter algum futuro (reviravolta) tem que esgotar as possibilidades em tentar. Tem que se doar, se entregar. E aceitar, inclusive, as dores e os fardos que se envolver traz. Ninguém é feliz da noite para o dia, como em um passe de mágica. Essa fantasia permanece nos sonhos e filmes da sessão da tarde. A realidade requer coragem, e sobretudo, esforço. Dos dois, é claro. Amor é construído na convivência, na confiança. Sem uma base sólida de respeito e consideração, nem mesmo toda sorte do mundo conseguem sustentá-lo. Bastaria o tempo soprar pra ele ir abaixo.

Você tem que fazer o seu melhor, mas não há nada que eu lhe diga que sirva como um tutorial pra fazê-lo ficar em sua vida. Se ele realmente não estiver disposto e interessado tudo vai ser em vão. Quer dizer, você tentou, sabe? Fez sua parte. Mas migalhas não preenchem corações inteiros. E você não vai poder culpá-lo por isso. Ninguém tem culpa de simplesmente não gostar da gente como queremos. O importante é que a gente se goste muito, o suficiente pra acreditarmos que não merecemos ter tão pouco de alguém.

sahsilvany

About Samantha

Editora de conteúdo e redatora do Bendita Cuca!, e colunista para o Isabela Freitas e Superela. E Youtuber nas horas vagas. Sobrevivente da agonizante liberdade de pensar demais. Acredita que todo mundo merece um grande amor para chamar de próprio e escreve para se livrar da loucura completa.

O que achou? Vamos trocar uma ideia! Sua opinião é muito importante pra nós. <3