8 atitudes de quem quer dar a volta por cima.

Geralmente, quando você não tem ao que denotar a raiva ou revirada de olhos você acha que é porque o mundo tem inveja de ti. Quem nunca disse “Ah, é despeito!” merece palmas. Meu Deus, que confiança! Admiro pessoas com tanta auto-estima, sinceramente. Inclusive porque, a maioria de nós está deveria estar preocupada com a própria vida e focada no próprio umbigo. A melhor atitude egoísta possível. Na verdade, sejamos francos, por que não ser egoísta? Em certos momentos da vida não lhe custa nada e, aliás, pode te poupar muito se for simplesmente egoísta. Às vezes é preciso se desapegar de várias coisas ao seu redor que incluem até o que você pensa de si mesma para que a vida flua. É simples. Alguns pais estão tão preocupados em formar bons cidadãos ou que a criatura saia da aba deles de uma vez por todas que não dizem o lado B. Ou seja, aprendemos a trancos e barrancos que nem tudo se resume a passar de ano no colégio e ter um bom emprego. E que, ainda assim, sendo essa pessoa realizada profissionalmente como manda o figurino, há grandes chances de não ser feliz. Chato, né?  Acabei de destruir teus sonhos de uma vida. Desculpa. Mas, tudo bem, eu tenho um plano! Sigam-me os bons.

1)      O primeiro passo do plano é ter um plano.
20131126-194125.jpg

Nada mais triste do que uma pessoa sem perspectiva; eu sempre bato nessa tecla. Isso, pra mim, é primordial em qualquer aspecto da sua vida. Seja algo, queira ser algo, tenha ambição, tenha determinação e como estou dizendo, para todo começo é preciso também ter um desenvolvimento. O plano é o início, mas a execução do mesmo que garante o sucesso final. Por exemplo: eu sempre soube que seria rica, mas nunca soube como. Era algo tão certo pra mim que nem precisaria ser posto em prática, como se, do nada, fosse aparecer dinheiro na minha conta do banco. De qualquer forma, não perco as esperanças e olho todos os dias. Honestamente é uma precária visão de mundo. Se você quer algo, tem que se esforçar pra isso e por mais que falar seja um tanto fácil, agir vai lhe sugar todas as energias. E alguns sorrisos. Seja forte, tenha foco. Para alguém que se determina a ter algo e, principalmente, vai pelo caminho certo sem precisar ser desonesto, sacana com ninguém e nem medíocre, não tem como não conseguir. Sério. Você só falha na única coisa que se empenhar em ter na vida se quiser.

 

2)      Entenda que o tempo não está de brincadeira.
20131126-194234.jpg

A gente sempre pensa que tem tempo demais para tudo na vida desde as coisas mais simples. Especialmente, quem tem o hábito de deixar tudo para amanhã; uma ida ao banco, um trabalho da faculdade, um namoro, tudo pode esperar mais um pouco. Mas chega um momento em que o tempo não é mais seu aliado, ele não quer saber se você já se recuperou do ultimo tombo, se suas costas doem, se suas pernas latejam. Ele não te pergunta sobre seu dia, não te dar uma trégua. Ele passa. E se você não for atrás dele, ele vai atrás de ti. Dá-te rugas, peso, responsabilidades inimagináveis. A cada ano que passa ouve-se mais a frase “Esse ano passou rápido, não é?”. É, passou e a tendência é que se torne ainda mais rápido, te arranque cabelos, te leve a loucura. Entenda que o tempo, nesse jogo, sempre sai vencedor e o mínimo que você pode fazer é não se entregar a ele. Se ele roubar alguns anos, corra atrás de recuperá-los, se debilitar sua saúde, cuide-se mais, se te maltratar, então espere; tempo ao tempo que tudo se resolve.

 

3)      Independência ou morte.
20131126-194344.jpg

Às vezes, a convivência te força a acreditar que depende de certas pessoas para viver, como é o caso de seus pais, por exemplo. Tão acostumado à rotina, conformado com o que tem a frente, vai deixando, no sentido mais literal da frase “a vida te levar”. Isso também se aplica à seu trabalho, à seus relacionamento. O que antes era apenas a conseqüência de uma escolha, como quem diz “Tudo bem, ano que vem eu trabalho. Mas esse, vou descansar. ” Se torna, na verdade, um grave traço de personalidade. Nada positiva, por sinal.Talvez, isso não seja condenado como pecado porque não haveria reza suficiente para tanta confissão! Mas dependência é a morte de si mesmo. Saia da zona de conforto! Se desafie, se explore. Sinta-se perdido e se encontre de novo. Perca seu rumo e o retome. A única força de si vê verdadeiramente como é, só mesmo de dentro para fora. Quando tudo que você acreditar cair por terra, então, naquele momento você saberá quem é e o quanto pode suportar. Mais do que você imagina.

 

4)      Confie em sua razão e tenha paciência com seu coração.
20131126-194510.jpg

Você nasceu inteiro e permanece inteiro até o momento em que se apaixona e devota sua vida à alguém. Seria até cômico se não fosse trágico! Quando você se doa de corpo e alma é difícil acreditar que possa se encontrar e ser inteiro novamente se parecem ter arrancado de ti a tua razão de vida. Nossa, que drama! Nunca deixe que lhe digam isso. Nunca deixe que lhe digam que você é a metade de alguém. Recuse-se a ser metade de qualquer coisa; você é completo e único e se for para estar com alguém, é bom que seja para agregar e não para se tornar uma mera parte.

 

5)      Seja com os outros como quer que sejam com você.
20131126-194618.jpg

É difícil encontrar bons amigos, daqueles que vão suportar sua felicidade. Que vai suportar que você tenha ganhado uma promoção e não ele. Que vai suportar que você esteja casando antes dele. À medida que seus planos se desfazem e dão lugar à dúvidas e angustias é inevitável a comparação com as pessoas à seu redor. Aquelas que cresceram junto contigo, principalmente. É uma competição interna em que você está tão inseguro com suas próprias capacidades que se pergunta qual o segredo para “fulano” ter conseguido. Tudo parecia bem simples até começar a dar errado. O segredo é só um: desprenda-se. Com certeza, aquele cara que conseguiu chegar aonde quis não ficou perdendo seu tempo comparando sua vidinha com a dos outros, não se deu ao trabalho de fazer picuinhas, não buscou o caminho mais fácil, mas aquele mais estável. Apóie antes de ser apoiado, seu amigo também precisa disso. Não lide com esse sentimento de “medo de não chegar lá” quando tem alguém que torce por você e só precisa ouvir um “parabéns.” Ninguém chega ao topo sozinho, tampouco derrubando as pessoas lá de cima.

 

6)      Desapegue-se.

20131126-194726.jpg
Nem todo mundo é um pódio. Algumas pessoas são, simplesmente, uma escada. Elas podem te fazer subir, mas também podem te levar para baixo. Francamente, você não precisa disso. Não se limite a achar que chegou ao final ou que não pode ter ou encontrar alguém melhor pra ti. Nunca deixe que lhe digam que você não é capaz disso, mas seja o tipo da pessoa que faz por merecer chegar ao topo e estar com quem quer. Não se limite a achar que todas as pessoas que entraram na sua vida têm de fazer parte da sua história, algumas vão apenas passar e você precisa deixá-las ir para não ficar estagnada por anos até em um sentimento de mágoa ou rancor. Liberte-se de pessoas, mas acima de tudo, liberte-se do sentimento de que “isso é tudo que você pode ter.” Não é. Acredito que para aqueles que buscam sempre a evolução, sempre terá à frente “a melhor coisa da sua vida” até acontecer outra.

7)      Pare de se lamentar.

20131127-132528.jpg
A questão é que enquanto você perde seu tempo reclamando por não ter uma vida fácil (que ninguém tem, por sinal), por não conseguir algumas coisas, sem enxergar que muitas delas dependem exclusivamente de você, tem pessoas na luta, conquistando todos os dias. E é por isso que no fim das contas, quem lamenta é você. Se o trabalho não está bom, mas no momento você não tem como escolher outro, segure as pontas. Se o relacionamento anda em crise, se analise. Se os amigos te dão conselhos, ouça. Claro que vez ou outra, você vai querer se entregar ao desespero e pode sem problema algum, mas em geral, procure se focar nos seus objetivos a longo prazo e não nas dificuldades do dia a dia.

8) Faça valer suas palavras.

20131127-131920.jpg
Tem gente que, sinceramente, quando abre a boca não fala absolutamente nada de produtivo. Só sabe falar da vida dos outros, dos problemas que vê nos outros. Pessoas tão vazias que reduzem o mundo a tudo aquilo que tem a sua volta e sua meia dúzia de amigos. Seja um agregador! Saia de roda de fofoca, evite picuinhas. Tome conta da sua própria vida que eu tenho certeza que isso te fará sentir bem melhor. A sensação mais prazerosa do mundo é quando você descobre que é a última a saber de uma fofoca, ou seja, você quase livre desse ciclo.

Segundo aquele livro “O Segredo”, quando você quer muito uma coisa você tem que mentalizar bastante para obtê-la. Não, espera. Acho que quem disse isso foi Paulo Coelho… algo sobre o universo conspirar ao nosso favor. Bom, acredito que o princípio seja basicamente o mesmo, ou seja, eles acreditam que se você quer ser de uma determinada forma, a primeira coisa que deve fazer é pensar que pode ser assim. Certo, isso é bem verdade. Mas, sinceramente, esse é o único pensamento dessa técnica de “conspiração universal” que eu considero verdade. Se você quer muito uma coisa, seja ela o que for, você tem que merecê-la. Seus esforços que te trarão resultados, suas experiência que te trarão aprendizados. Não tem nada de segredo ou de mentalização e não acredito que simplesmente “você atrai o que transmite”. Pra mim, isso é papo para boi dormir! A verdade mesmo é que você colhe o que planta e se não correr atrás das suas próprias realizações, não tem jeito, você não vai conseguir. Seja uma pessoa de ação, reveja suas atitudes, internalize seus desejos e vá à luta. Não há nenhuma fórmula secreta para se alcançar a felicidade e nenhum caminho que seja curto ou indolor. Você vai se sentir dilacerado pelo sofrimento, você vai querer desistir tantas vezes quanto puder suportar e não vai ficando mais fácil. Acontece que não vale a pena ser meia pessoa, ter meia história, uma quase conquista, um emprego razoável. Tudo que tiver que ser que seja o melhor que puder. O resto, vem, meu povo! E quando pensar que não, olhe para trás, veja o que já fez e aonde chegou; quem merece, tem.

20131127-132756.jpg

sahsilvany

About Samantha

Editora de conteúdo e redatora do Bendita Cuca!, e colunista para o Isabela Freitas e Superela. E Youtuber nas horas vagas. Sobrevivente da agonizante liberdade de pensar demais. Acredita que todo mundo merece um grande amor para chamar de próprio e escreve para se livrar da loucura completa.

O que achou? Vamos trocar uma ideia! Sua opinião é muito importante pra nós. <3